Use o método SMART para atingir suas metas de investimento
Organização e planejamento são essenciais para conquistar sonhos e objetivos, e não é diferente quando o assunto são metas de investimento. Para dar aquela força, vamos compartilhar um método poderoso que pode fazer toda a diferença em sua vida financeira, o método SMART.
Quer entender do que se trata? Então continue acompanhando!
O que é o método SMART?
O método SMART é um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound e, como o próprio nome sugere, é um método inteligente em que cada um desses termos representa uma etapa no caminho traçado até determinado objetivo.
Trata-se de uma ferramenta de definição de objetivos que englobam desde o planejamento até a aplicação propriamente dita.
A seguir, vamos destrinchar cada uma dessas etapas.
S de Specific, ou específico
De acordo com o método SMART, os objetivos estipulados precisam ser o mais específicos possível. Em outras palavras, é preciso saber exatamente o que você pretende com aquilo. Ao invés de estipular metas genéricas, cuide para que elas sejam claras, detalhadas e não deixem margem para dúvidas, para aumentar as chances de sucesso.
Nessa etapa, deve-se determinar os motivos daquele objetivo ter sido traçado, as ações envolvidas, as possíveis restrições, as demandas básicas para que o objetivo seja alcançado e o que está relacionado ao alcance dessa meta.
M de Measurable, ou mensurável
Além de específicos, os objetivos também precisam ser facilmente mensuráveis. No momento de defini-los, é necessário analisar se eles podem ser traduzidos em números para, posteriormente, serem medidos e interpretados. Se não for assim, o método não atingirá seu potencial de eficácia. Afinal, como avaliar algo que você não consegue mensurar de maneira palpável?
A de attainable, ou atingível
Os objetivos estipulados também precisam ser atingíveis e realistas, caso contrário, não serão mais do que desejos utópicos e distantes. Por mais ambiciosas que sejam as metas traçadas, elas devem ser estruturadas de uma maneira com que seja possível e viável realizá-las.
Por isso, na hora de definir os objetivos, observe se você conta com os recursos necessários para alcançá-los e se o cenário econômico é favorável para isso.
R de relevant, ou relevante
Nem precisamos dizer que o seu objetivo deve ser importante para que seja alcançado, não é mesmo? Afinal, não faz sentido estipular metas que não tenham relevância para a sua realidade financeira atual.
Para saber se uma meta é relevante o suficiente, é necessário analisar o motivo de ela ser importante para o resultado final.
T de time bound , ou temporizável
Por fim, é necessário estabelecer um prazo específico para o alcance do objetivo, ou seja, em quanto tempo você pretende conquistá-lo. Ao definir metas temporais, gera-se um senso de urgência necessário para o sucesso de um projeto, que evita a procrastinação, a autossabotagem e a desorganização.
E agora, como atingir o objetivo?
Para alcançar uma nova meta financeira, é essencial criar novos hábitos! Vamos supor que você precise juntar R$10 mil por ano para financiar uma especialização no exterior. Para que isso seja viável, é necessário analisar todos os gastos, calcular seu orçamento e identificar oportunidades de economia.
Aqui no blog, já fizemos um post sobre as melhores práticas para poupar dinheiro, e outro sobre planejamento financeiro. Temos certeza de que eles podem ser muito úteis nesse processo!
Outra dica que pode ser interessante é utilizar um gerenciador de investimentos como o LiveCapital para organizar melhor a sua carteira e manter tudo sob controle. Assim, você enxerga suas aplicações de uma maneira muito mais inteligente e sabe exatamente para onde está indo o seu capital. Clique aqui se quiser saber mais!
Basicamente, estamos falando de metas específicas e claramente realizáveis, com um prazo realista e previamente definido, e que tenham relevância. Ao utilizar as metas SMART, será possível traçar metas que além de serem alcançáveis, trarão grandes benefícios e resultados satisfatórios para a organização empresarial.
Como você deve ter percebido ao longo desta postagem, o método SMART é um instrumento versátil que pode trazer resultados surpreendentes se aplicados adequadamente em sua vida financeira. Tendo isso em mente, que tal começar a aplicar os indicadores e metas SMART para atingir suas metas de investimento agora mesmo?
Sem cartão, só email