O que é ADR e como ele funciona?
A internacionalização do mercado financeiro mudou a forma como as empresas se posicionam. Hoje em dia é possível que negócios do mundo inteiro disponibilizem suas ações nas principais bolsas do mundo — com destaque, claro, para as bolsas americanas.
Mas, diferentemente da bolsa local, você não pode simplesmente abrir capital. Há um processo mais complexo envolvido. Para facilitá-lo, foi criada uma ferramenta chamada ADR. Ela significa “American Depositary Receipt”, que pode ser traduzido como “Recibos Depositários Americanos”.
De forma simplificada, eles são papéis que podem ser comprados e vendidos no mercado americano, mas são atrelados a empresas de outros países. Com eles, você pode negociar sua empresa neste mercado com mais facilidade. Confira o post e saiba mais!
Como funciona o ADR?
A função de um ADR é simplificar a compra e venda de ações de países diferentes. Antes deles, o processo era muito caro, lento e burocrático.
Para reduzir esse tempo, um banco americano compra um lote razoável de uma empresa de outro país e disponibiliza-o para investidores nos EUA por meio de suas bolsas, como a NASDAQ e AMEX.
Com essa diminuição do custo operacional, é possível vender ações com um preço lucrativo, mas ainda acessível para investidores.
Quais são os tipos de ADR?
As ADRs são divididas em 3 tipos, de acordo com o nível de exigência feito pelo SEC (Security and Exchange Commission) com relação ao fornecimento de dados e garantias e com o nível de retorno esperado. Cada uma é nomeada de acordo com o seu nível:
Nível 1
Baixa exigência, mas suas ações não poderão ser negociadas na bolsa diretamente. Porém, elas podem ser colocadas no mercado de balcão, te dando uma chance de avaliar a demanda pelas suas ações no mercado americano.
Nível 2
Aqui você já está cotado em bolsa e pode negociar suas ADRs com maior volume, mas também terá que cumprir mais exigências feitas pelo SEC.
Nível 3
Esse é o mais relevante. Ao lançar uma oferta pública, essas ADRs levantam bastante capital e contribuem para sua visibilidade nos EUA.
Quais vantagens ele proporciona?
Fazer operações com mais rapidez
Uma ADR, como já mencionamos, é mais barata em comparação a disponibilizar suas ações diretamente em outro país. Adotar esse método para sua empresa ou investir por meio dele pode contribuir bastante para o sucesso dos seus negócios.
Buscar novos mercados
Pode ser que o seu negócio tenha chegado a um ponto em que um país não dá mais suporte ao seu crescimento. Considerando que os EUA são maior economia mundial atualmente, este pode ser um excelente lugar para se posicionar. Com o alto índice de negociação de ações em bolsa, você poderá vender rapidamente.
Garantir presença destacada no mercado
Como mencionamos acima, as ADRs podem ser usadas para testar o efeito da sua presença no mercado financeiro americano e, quando a resposta for positiva, aproveitar ao máximo essa demanda. No nível 3, você pode alcançar mais rapidamente esse público, levantando brevemente o capital necessário.
Agora você entende melhor o que é e quais são as vantagens de usar uma ADR. Se tem mais alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências, deixe um comentário no post!
Sem cartão, só email