Investimentos: quanto mais cedo você começar, melhor!
Será que existe uma idade certa para começar a investir? De acordo com especialistas, não! Ao contrário, começar cedo a poupar dinheiro e fazer investimentos é uma ótima oportunidade de garantir um futuro mais confortável e desfrutar dos benefícios dos juros compostos, garantindo os rendimentos gerados pelo máximo de tempo possível, já que, quanto maior o tempo de aplicação, mais altos são os dividendos.
Confira a seguir algumas das principais vantagens de começar a investir o quanto antes!
Adaptar-se mais facilmente ao mercado financeiro
Investir não é um dom divino concedido a poucos, mas um hábito que deve ser cultivado com foco, disciplina e, é claro, estudo sobre o mercado financeiro. Para adquirir esse costume e ser um bom investidor no futuro, é necessário passar por um período de adaptação.
Quanto antes você começa, mais fácil e rápido é passar por esse processo. Dessa maneira, poupar e fazer aportes regulares deixa de ser um sacrifício e passa a ser algo natural. Em resumo, é menos penoso economizar dinheiro para investir se isso for um hábito construído desde cedo.
Estar mais disposto a correr riscos
Todos sabemos que investir em renda variável é uma ótima alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos. Inclusive, já temos um post dando dicas para quem quer perder o medo da Bolsa de Valores. E é próprio do jovem ser mais ousado por natureza. Por que não, então, usar essa ousadia a seu favor?
Tendo mais tempo pela frente, em geral, é mais fácil enfrentar a instabilidade do mercado de ações, assumindo os riscos e tendo a chance de ganhar muito mais.
Ter tempo para aproveitar os rendimentos no futuro
A principal desvantagem de começar a investir tardiamente é que os resultados nunca são instantâneos e, por isso, é muito comum que o investidor só consiga aproveitar seus rendimentos muito tempo depois. Às vezes, isso, infelizmente, significa ter dinheiro na conta mas não ter disposição para viajar, fazer atividades de lazer e usufruir das mordomias que o capital investido pode proporcionar.
Quem começa cedo as suas aplicações pode ter o privilégio de ter mais dinheiro no futuro. Assim, pode ter uma situação patrimonial mais confortável muito antes do que outras pessoas. Por isso, o ideal é não deixar para ter um patrimônio sólido já na maturidade: começando cedo, você poderá aproveitar melhor o dinheiro obtido.
Diluir o custo do aprendizado sobre o mercado financeiro
Fazer investimentos requer dedicação e muito estudo sobre economia e o mercado financeiro. Não é incomum que investidores inexperientes, por desconhecimento, tomem decisões ruins que afetam seus ganhos.
Começar cedo nessa jornada, portanto, faz com que o tempo trabalhe ao nosso favor. Há mais tempo para aprender, pesquisar e estudar, bem como para nos recuperarmos de eventuais erros de cálculo e falhas na estratégia.
Alcançar seus sonhos
Qual jovem não tem sonhos? Seja fazer uma viagem internacional, estudar fora do país ou comprar um imóvel, é inerente à juventude cultivar desejos materiais que são muito mais fáceis de serem supridos se os investimentos começarem cedo.
Graças à economia e à aplicação de quantias regulares, é mais viável realizar esses sonhos em um tempo mais curto, sem necessariamente ter que se matar de trabalhar.
Poder se aposentar mais cedo do que o usual
Um dos grandes chamarizes para começar a investir cedo é a possibilidade de aposentadoria precoce. Se quem começa a investir aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60, com um planejamento adequado é possível até mesmo começar a aplicar dinheiro aos 20 anos e se aposentar aos 40.
Ter mais tempo para fazer ajustes em sua estratégia
Nem sempre a gente consegue controlar tudo na vida. A economia e o mercado financeiro são exemplos de coisas que, muitas vezes, escapam de nossos planos e acabam surpreendendo, para o bem ou para o mal. Por isso, é muito comum que, ao longo do caminho rumo à estabilidade financeira, seja necessário recalcular a rota, fazendo ajustes à estratégia para obter melhores rendimentos.
Quanto mais tempo tivermos disponível para realizar essas mudanças, mais chances temos de garantir o sucesso da empreitada, e melhor é a nossa capacidade de resistir e reagir às novas realidades.
Ter mais qualidade de vida no futuro
Começar a investir mais cedo necessariamente implica passar por menos apuros financeiros no futuro, garantindo maior qualidade de vida e menos preocupações. E todos queremos chegar a uma certa idade sem ter que passar por estresse, apenas colhendo os frutos do capital acumulado ao longo dos anos, não é mesmo?
Se você já começou a investir, parabéns, continue assim! Se ainda não, saiba que antes tarde do que nunca. O importante é iniciar o quanto antes. Se precisar de ajuda, conte com o LiveCapital para gerenciar seus investimentos de forma simples e segura! Vem descobrir como funciona! 🙂
Sem cartão, só email